Reciprocidade
Reciprocidade
Qualidade ou caráter de recíproco. Correspondência mútua.
O homem é um ser dotado de inteligência, capaz de raciocinar e decidir por tomar ou não tomar atitudes, a busca incessante pela reciprocidade dos seres da mesma espécie, muitas vezes esse comportamento faz perder a essência com o meio ambiente ”natureza” e por vezes esquecer-se da sua própria origem, se tornando um ser movido pelo próprio ego não enxergando nada ao seu redor. Em contrapartida a natureza e seus seres irracionais por sua vez sempre buscarão a harmonia e o equilíbrio entre os meios aquáticos, terrestres e aéreos, seguindo a máxima que na natureza nada se perde tudo se transforma.
As transformações da natureza impactam diretamente nos seres humanos, quando o homem interfere nesse meio e desequilibra o sistema, de tempos em tempos grandes catástrofes ocorreram para reequilibrar o sistema. O surgimento de um vírus potente, oriundo de uma mutação de uma versão anterior seria capaz de restabelecer novos parâmetros, a realidade diz que sim, cabe agora nos os seres racionais nos adaptarmos ou mudarmos nossos hábitos, em busca da preservação da própria espécie.
Tudo isso nos leva a refletir, sobre o quanto causamos neste desequilíbrio, quiçá desta vez contra esse inimigo invisível, viramos a chavinha, e comecemos a olhar o mundo de outra forma, deixando egoísmo de lado e tratando todas as coisas com a mesma importância saúde, trabalho, bem estar, espiritualidade, pois fazemos parte deste planeta e não somos os donos dele, somos parte da natureza, portanto devemos viver em concordância com o respeito, equilíbrio e a harmonia.
A capacidade de sermos recíprocos uns com os outros, o altruísmo e a empatia passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas neste momento delicado que vivemos, mas não temos que ter esse sentimento apenas nas catástrofes, nós devemos fazer disso uma prática entre nós seres humanos e aproveitar para reverter esse sentimento para a natureza também, com um enorme pedido de desculpa, pelos maus que a fizemos.
A natureza tem o poder de regeneração grandioso, e demonstrou que aceita as nossas desculpas, o homem fazendo minimamente sua parte no reequilíbrio do nosso planeta, recebeu gratuitamente vários exemplos nesse período de isolamento social de transformações que até um tempo atrás eram imagináveis.
As praias com águas e areias límpidas onde era quase impossível imaginar, com uma parcela de redução da poluição mares e rios tiveram o retorno da vida animal com peixes e aves reaparecendo, a diminuição da poluição sonora oriunda do trânsito propiciou a volta dos passarinhos cantando em grandes centros urbanos, menor queima de combustíveis fosseis transformaram cada entardecer em um novo espetáculo de cores, entre outros tantos.
O homem e a natureza convivendo em equilíbrio com RECIPROCIDADE.
Li na internet infelizmente não sei quem foi o autor, mas suas palavras refletem no sentimento que devemos ter para nossas vidas a partir desta nova oportunidade "Cuidar bem do pedaço do outro que mora em você", cada ser vivo racional ou irracional tem um pedacinho deste planeta que o criador nos permitiu de usufruir, que a gente possa cuidar do pedaço do outro tão bem quanto cuidamos do nosso, respeitando e contemplando o que temos de mais belo o planeta que isso seja recíproco entre todos.
Com esse sentimento quem sabe a gente poderá passar a entender melhor as transformações da natureza, contribuir com a sua preservação e ser grato pelas suas belezas que poderão ser contempladas e cuidadosamente exploradas.
Autor: Fernando Godoi Pudo